quarta-feira, 13 de abril de 2011

Akimatsuri - 08/04/2011

Por que eu fui no Akimatsuri em Mogi das Cruzes.

"A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festa.

Os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo"

Lá no site deles Akimatsuri pode-se ter mais informações sobre este evento da colônia que fazia muito tempo que eu não ia.
mas cometi alguns erros:

Erro número 1 - esquecer a carteira de estudante, paga-se 12 reais por esse descuido. Além dos 15 reais do estacionamento.

Erro número 2 - esqueço que Mogi é fria e chove... adivinha?

Enfim, lá têm varias apresentações, tanto que o Ishin seria no domingo, mas eu fui no sábado ver o desfile da filha de uma amiga da minha mãe e tia.

Ao contrário do festival do Japão que só tem comida, lá tem umas barraquinhas de bugigangas e afins em que eu comprei 3 canetas por 10 reais. Vende-se frutas (caqui) e flores (orquídeas) mas pensei nesse blog e por isso fui à caça: comidinhas.

Tinha muitas "barracas", um pouco parecido com o FJ, de várias origens (restaurante, associação, kenjin) com algumas opções de comida. Vamos lá:

Takoyaki


Paguei 8 reais por 6 takoyakis... não gostei muito, tudo bem que meu conhecimento sobre o assunto é super restrito, mas a da feirinha da Liberdade é muito melhor. Senti muita massa e gengibre, vi o polvo, mas não senti muito o gosto não. O molho é pronto, bom, enfim, não recomendei para meus irmãos.

Sorvete de chá verde com mel





A primeira coisa que meus irmãos perguntaram é por que eu comprei isso...mas é que eu vi na foto um sorvete de casquinha que parecia muito gostoso, o meu veio do freezer no potinho para minha mão. Não gostei não. Paguei 2,50. A apresentação não é como a que eu vi no cartaz...

Tempurá de camarão



Foi a única coisa que minha família comeu e eu não. Foi relativamente barato. Quatro reais, tanto que era a únca barraca com fila. Minha mãe disse que faltou sal, meus irmãos comeram... enfim.

Além disso, tinha bento, yakissoba entre outras coisas. Como estava chovendo e o local é de terra. Fomos embora cedo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pipoca

Por que senão as moscas tomaram conta desse lugar, junto com os grilos.

Desta vez não tem fotos, mas vou comentar sobre uma coisa que eu adoro muito e não é doce: PIPOCA (olha lá o título!)

Gosto muito de pipoca, na casa da minha mãe, é pipoca com vinagre, muitos ou quase todos torcem o nariz, mas eu adoro.

Como é um post saído direto da minha vontade de não fazer as soluções do meu experimento, é assim mesmo, nada a ver, sem revisão gramatical, que o Danilo me perdoe, mas eu já falei para ele postar algo então, mas sem mais enrolações...

Como não vendem pipoca em restaurantes, a não ser em cinema, nas barraquinhas...vou listar por lugares que eu gosto. São poucos, mas vou ampliar meu mundo!

1. Pipoca de Mogi das Cruzes - imagina uma pipoca com queijo parmesão frito, amendoim e batata frita (mas não é aquela de lanches, é daquela que vende em saquinhos).

Sim, esta é a opção padrão das barraquinha de Mogi das Cruzes, no centro só dá essas pipocas, é um paraíso dos viciados em pipoca (eu!). Como as coisas são super concorridas, o preço também é um dos mais que me alegram: 1,50 a pequena, 2 ou 2,5 a média (que é geralmente a que eu compro, mas não gosto de batata frita).

2. Pipoca de guaratinguetá: mais precisamente da rodoviária.

Por 2 reais, se leva pipoca com queijinho, eles até colocam em uma sacola plástica transparente. Acho que tem ajinomoto. Mas legal, legal.

3. Pipoca da Av. Paulista: só está aqui porque a do cinema é muito cara. Mas o preço é alto, dois e cinquenta por uma pipoca salgada, muito caro! Não como pipoca de barraquinha em São Paulo na rua.

4. Pipoca de cinema: não importa onde, se tem refil, se tem gosto. Ela é a última para mim porque é muito cara, não tem opcionais de fábrica e tem gosto de gordura.

Pronto, mais um post nada a ver, obra de minha mente que não quer fazer soluções e acertar pH. Ainda posso comentar sobre algodão doce de potinho ou outras coisas que minha mãe considera "besteiras"